quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ritual à Bastet




Na mitologia egípcia, Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para "gato") é uma divindade solar e deusa da fertilidade, além de protetora das mulheres grávidas. Também tinha o poder sobre os eclipses solares. Quando os gregos chegaram no Egito, eles associaram Bastet com Artemis e ela deixou de ser a deusa do sol para ser a deusa da lua.

A deusa está presente no panteão desde a época da II dinastia. Era representada como uma mulher com cabeça de gato, que tinha na mão o sistro, instrumento musical sagrado. Por vezes, tinha na orelha um grande brinco, bem como um colar e um cesto onde colocava as crias. Podia também ser representada como um simples gato.

Por vezes é confundida como Sekhmet, adquirindo neste caso o aspecto feroz de leoa. Certa vez, Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. A deusa, que é representada com cabeça de leoa, executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la com cerveja para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana. O que acabou originando a deusa Bastet.

Era a esposa de Ptah, com quem foi mãe de Nefertum e Mihos. A esta deusa é tradicionalmente consagrado o dia 15 de abril.

O seu centro de culto estava na cidade de Bubastis, na região oriental do Delta do Nilo. Nos seus templos foram criados gatos que eram considerados como encarnação da deusa e que eram por essa razão tratados da melhor maneira possível. Quando estes animais morriam eram mumificados, sendo enterrados em locais reservados para eles.

Bast é um dos Nomes mais conhecidos e visíveis de Netjer, o Deus de Kemet. É um dos muitos Nomes que representam o Olho de Ra. Bast é um Nome da Segunda Dinastia (2890-2686 a.C.), tem cerca de 5OOO anos. É um dos Nomes mais antigos que se conhece. Sua missão primeira é proteger e vingar.
Como Olho de Ra, sua ação é a de executora, sua missão é arrancar os corações dos transgressores e levá-los aos pés do faraó. Daí dá para ver como a imagem da Deusa Fofinha e Feliz do Amor vendida por esotéricosé falsa. Bast sempre aparece associada ao rei como protetora, traço característico de outros Nomes felinos como Mafdet, protetor dos aposentos do faraó, e Sekhmet, destruidora dos inimigos do rei.
Seu papel inicial, proteger, se expande e suaviza mais tarde, à medida que sua imagem é associada aos deuses gregos Hathor e Isis e ela passa a ser protetora de mulheres grávidas e crianças, invocada em rituais de fertilidade e associada à música e às artes. Os hieroglifos usados para escrever BAST são o Jarro ('bas') e um semi-círculo (que representa um pão) usado para marcar a terminação feminina em 't'. O Jarro seguido de dois pães é a escrita para Bastet (daí a confusão quanto à pronúncia de seu nome). Os jarros-bas são recipientes pesados utilizados para se guardar perfumes, um dos maiores luxos de Kemet. A própria Bast é associada a perfumes, e existe uma outra tradução de seu nome: "Senhora dos Ungüentos".

Só em 1000 AC, quase 2000 anos depois de seu culto existir, é que Bast passa a ser representada como um gato doméstico. Antes disso o gato era considerado acima de representações exceto em casos raros relacionado a Mafdet e Ra.
A representação mais comum de Bast é a de uma mulher com uma cabeça de gato, de leão ou de um grande felino do deserto. Esses gatos, ferozes e fortes não eram os gatos domésticos que temos hoje. Eram os antepassados selvagens dos nossos bichanos que moravam no deserto e que depois foram domesticados pelos egípcios.

BAST OU BASTET?
Talvez nunca se saiba como soava a língua falada em Kemet. Como muitos povos antigos, eles não escreviam as vogais. Pesquisas recentes apontam para uma possível pronúncia do nome Bast pelos egípcios antigos: Ubastyya(t).
É comum ver o nome de Bast escrito como Bastet. No início do novo reinado egípcio a letra 't' no fim das palavras começou a desaparecer da linguagem falada, por influência dos povos estrangeiros. Na tentativa de preservar a fonética dessas palavras, os escribas adicionavam um 't' extra ao final para forçar sua pronúncia. Daí vem o duplo 't' que muitas vezes vemos no nome de Bast. Esta era a maneira dos escribas mostrarem ao leitor que a pronúncia da palavra era 'Bast' e não 'Bas', nem 'Bastet'.

BAST EXiSTiA ANTES... do descobrimento da América · das revoluções Industrial e Francesa · das cruzadas e da Idade Média · de Maomé, o profeta de Allah · da queda do Império Romano · de Cristo e seus apóstolos · do nascimento do Império Romano · de Alexandre o Grande · da guerra de Tróia · de Lao-Tzu, Confucio e Buda · de Ramses, Tutankhamon, Akhenaten, Thutmos III e Hatshepsut · da construção da pirâmides de Queops ·

A CiDADE SAGRADA de BAST
Em Kemet era a cidade Per-Bast, que depois recebeu o nome grego de Bubastis, e hoje é Tell Basta, ao norte do Egito. Per-Bast quer dizer "Domínio de Bast". Já foi escavada inúmeras vezes desde a chegada de Edouard Naville por lá em 1887.

RITUAL 1
Faça um circulo de flores brancas, dentro faça um pentagrama com erva de camomila, com a vela e incenso de jasmin no centro do pentagrama, coloque o caldeirão e escreva no papel o seu pedido. Jogue dentro do caldeirão mentalizando o que voce deseja. Fale três vezes o nome de Bastet fazendo a sua invocação. Depois queime o pedido.
CONECTANDO-SE COM BASTET:
"DEUSA DA MAGIA
COM O SEU BRILHO RADIANTE
ILUMINE OS MEUS PENSAMENTOS
MOSTRANDO PARA MIM
A ALEGRIA DE VIVER
A SATISFAÇÃO DE MINHAS CONQUISTAS
PROTEJA OS MEUS SONHOS
FORTALEÇA A MINHA SAÚDE
DAI-ME FORÇA E SABEDORIA
PARA MINHAS CONQUISTAS
QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA".

RITUAL 2
Monte um pequeno altar, colocando em seu centro a figura simbólica da Deusa Bast (uma escultura de um gato ou mesmo um desenho feito por você); do lado direito de Bast, acenda um incenso de verbena representando seu cetro, e do lado esquerdo um pequeno recipiente com leite. Enquanto o incenso estiver queimando, diga a seguinte oração:
"Grande Bast, Senhora dos gatos, Deusa das delícias terrenas, Ensine-me a admirar aquilo que eu sou, Ensine-me sobre o amor e a felicidade." Depois, despeje o leite sobre uma planta ou flor e comece a sentir seu lado sedutor despertando dentro de você. No dia 15 de Abril e também 18 de Novembro comemora-se a Deusa Bast.

RITUAL 3
Em uma tigela, colocar leite com pétalas de rosa ( não branca) colocar em um local que tenha contato com a lua, chamar por Bastet e recitar o encantamento:
“Bastet, deusa da fertilidade, deusa felina, aumente o meu poder de sedução em todos os sentidos, torna a minha pele sedosa como a pétala de uma rosa e o meu coração, íntimo, calmo e em Paz. Que eu possa seduzir as pessoas a minha volta.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog